domingo, 26 de junho de 2016

DIA A DIA DE UM PROFISSIONAL DE MARKETING


A entrevista foi realizada em Perdões-MG na empresa "Casa da Vaca", com o Gerente de marketing Leonardo Patrick, que nos proporcionou,um pouco de seus conhecimentos da área que atua, enriqueceu ainda mais os nossos conhecimentos sobre o Marketing, e conhecemos um pouco do mercado do agronegócio, que o Brasil esta entre os países com grandes exportações.

Entrevista
O profissional de marketing é o pensante dos negócios da empresa ele quem distribui as estratégias de mercado e como vai ser feita e quais maneiras fazer sempre com melhores caminhos e certeza a alma do negócio é ter a certeza por quais caminhos seguir alcançar o objetivo e ter resultados e lucros, com isso sinal de boa resposta e uma boa estratégia de mercado. O entrevistado atualmente esta trabalhando na “Casa Da Vaca” (distribuição de insumo agro veterinário), mas já tem outras experiência como na minas verde John Deree(concessionaria de tratores e matérias agrícolas) e na Real Villle (construtora)esta é uma de suas experiências que compartilhou conosco. Sua formação profissional é o curso técnico de mídias, design gráfico (Universidade FUMEC), MBA Estratégia de Marketing Digital. Antes de isso tudo começar nos contou sobre com foi sua trajetória era autônomo, trabalhos voluntários, Governo Federal, Ministério da Educação e se apaixonou pela profissão que exerce hoje como Gerente de Marketing na “Casa Da Vaca” nos falou sobre a sua visão de mercado de marketing na atualidade e disse que é bastante controverso, uma área de extrema necessidade para qualquer instituição. Disse que se sente bastante realizado profissionalmente por questão de aprendizado e realizações profissionais. O mercado é uma área que você deve se empenhar em vários processos para que você consiga alcançar os resultados esperados de seu mero esforço. Disse ainda mais, que no começo se disponibilizou bastante no seu estágio ficou horas e horas depois do seu horário, pois a vontade de prender era sempre maior e disse “A gente é reconhecido pelos nossos resultados. “e disse que tem momentos que ele não esta muito bem em certos momentos para raciocinar, mas quando chega em casa desperta nele a vontade ,e passa a noite trabalhando, disse que isso é normal. Explicou-nos bem rápido sobre a diferença entre a B2B e B2C, a B2C é de empresa para consumidor final e a B2B é um mercado entre empresas principalmente de empresa esta é a diferença básica, mas nos disse que tem outras diversas possibilidades e questões particulares de cada uma delas, mas não foi muito afundo, pois disse que é muito complexo e questão de tempo que se aprende sobre estas duas funções de mercado. Disse também sobre sua paixão na profissão, pois via nela. A capacidade de solucionar problemas sistêmicos dentro de qualquer empresa e a comunicação é essencial, disse que resolver pequenas lacunas que existe em outros setores ter contado direto com as agências de publicidade para se fazer o trabalho de divulgação é bastante criterioso pois tem que montar um bom escopo com finalidades que possam chegar á boas conclusões de ideias e assertividade na mensagem requerida pela campanha e alcançar o público e agradar o cliente final que é nossa missão nosso foco como empresa é alcançar metas e proporcionar satisfaçãoisso é superinteressante, e ser um solucionador, realmente é a grande questão de seu trabalho.


Seu aconselhamento foi que a curiosidade é um dos principais requisitos de um profissional de marketing, disse que as pessoas até podem ser desenvolvidas que executam as coisas mais se ela não tiver curiosidade deixara a desejar em suas pesquisas de projeto e campanha não ganhando credibilidade que conta muito para um iniciante na área.  A respeito da dificuldade a visão das empresas é a falta de reconhecimento, as empresas hoje que tem o marketing, tem uma visão mais desenvolvida, está diretamente alinhada com a diretoria, interfere em todas as áreas das empresas, pois elas tem que ter uma visão sensível para o mercado, dar respostas para o mercado as perguntas tem de ser buscada nos próprios, então essa visão de estar buscando reconhecimento e levando respostas para o mercado essa é uma das grandes dificuldades. Ao avaliar os requisitos básicos de um profissional de marketing Leonardo Patrick aconselhou-nos dizendo que a “curiosidade e interesse pela pesquisa faz toda diferença em destaques de informação e conhecimento dotado sobre o assunto, disse como ele alcançou seus objetivos que não é necessário  precisar ter muita coisa ,precisa se de interesse ,embasamento porque ideia boa todo mundo tem, mais você tem que ter um bom planejamento e executa-lo muito bem, e ter um olhar um pouco para o mercado de marketing você consegue resultados pretendido. E finalizou falando sobre seu atual emprego da importância de trabalhar na “Casa da Vaca” o grupo é muito importante disse ele, porque vem de um segmento relacionado ao agronegócio, pois bem sabemos  que o Brasil é conhecido pelas suas grandes exportações do agro. Mesmo por estar a um mês na empresa já estou muito satisfeito, pois ela é uma instituição solida no mercado, e para mim é importante deste time para meu enriquecimento na minha carreira profissional encerrando indagou-se “Escolha o trabalho que você gosta, assim , você nunca precisa trabalhar na vida”a parte de motivação foi ter gosto naquilo que se faz é a parte que não tem preço saber que gosta da sua profissão faz de cada dia um novo dia de novos idéias e objetivos e soluções para tomar medidas cabíveis e caminhos de um bom sucesso profissional e o marketing é uma setor dentro de uma empresa que pensa por ela e direciona o caminho melhorando nos aspectos de aceitação no mercado confiança e credibilidade com as pessoas e mostrando seus produto de forma amigável e discreta em questões de se obter lucro e satisfação de resultados, a vida de um profissional de marketing é sempre estar pesquisando e pensando estrategicamente para articular as diretrizes definidas pelos diretores das empresas, pois o futuro precisa ser construído. Entre tantos fatores que fazem parte, estar ligado sempre no foco do negócio, que é o cliente. Desenvolver ações que busquem sua satisfação com uma entrega suficiente para que haja um relacionamento comercial fidelizado e construtivo. É importante também incluir na rotina o conceito de inovação, que modifique e busque novas alternativas de mercado além das práticas já oferecidas. Além destas, estar constantemente cuidando e construindo a imagem da empresa perante o mercado e seus colaboradores é atividade permanente dentre o dia a dia desta área.